Análise do ambiente
Fatores
Econômicos
O
mercado brasileiro no momento encontra-se aquecido, devido a diminuição da taxa
de juros nos últimos meses, o que contribui com o aumento da disponibilidade de
credito na sociedade. Com esse aumento, nosso publico alvo atinge maior poder
de compra.
A
marca também faz parte do mercado internacional, estando presente em países
como: Alemanha, Franca, Itália, Espanha, México, Indonésia, Canada, Caribe,
Estados Unidos, Japão, Portugal, Austrália, Republica Dominicana, Porto Rico.
Dessa forma, Agua De Coco se consolida no mercado internacional, conseguindo
abranger quase todos os continentes.
Fatores
socioculturais
Nosso
publico alvo tem maior disponibilidade de credito e propensão a efetuar
despesas com itens de satisfação pessoal. O interesse da sociedade esta se
voltando cada vez mais para itens de lazer. Dentre o nosso publico alvo, o
maior foco e' feminino.
Composto
por mulheres que estão mais sensíveis ao mundo da moda, sem abrir mão da
qualidade e do conforto. Composto também por homens, e crianças, que seguem as
tendências e buscam alta qualidade.
Fator
Concorrência
Por
ser consolidada no mercado internacional e da moda, a Agua De Coco, não é
afetada diretamente por seus concorrentes, que apresentam produtos com menor
qualidade, preço e reconhecimento.
Fatores
Internos
Hoje,
o parque fabril da empresa ocupa um espaço de 7,5 mil m² na cidade de Fortaleza
(CE). Com mais de 500 funcionários,
divididos entre fábrica e lojas, a marca produz mensalmente 40 mil peças entre
modelos de swimwear, fitness e acessórios.
Análise de Oportunidades e
Ameaças, Forças e Fraquezas
FATORES EXTERNOS
|
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Oportunidades
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AMEACAS
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Aumento
dos gastos em lazer demanda por produtos de alta qualidade. Clima nacional
favorável
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Clima
no exterior desfavorável Economia mundial instabilidade devido as crises (EUA
e EUROPA)
|
FATORES INTERNOS
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Oportunidades
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AMEACAS
|
Imagem
de empresa solida e multinacional Grande capacidade de produção Lojas
localizadas nas mais importantes cidades e pontos turísticos pelo mundo.
|
Problemas
logísticos para escoamento de produção Ausencia de incentivos fiscais Mao de
obra qualificada escassa.
|
Publico alvo
A
Agua de Coco selecionou um publico alvo de maior poder de compra.
·
Aspectos Geográficos: Localizada nas maiores
e mais importantes cidades do mundo, está presente também em diversos pontos
turísticos.
·
Aspectos Demográficos: Para todo o publico A
e B
·
Aspectos Psicográficos: Pessoas preocupadas
com moda e bem-estar. Comportamentais:
Estar sempre na moda e com produtos diferenciados.
Definição do posicionamento
de mercado
Nossas
definições do publico alvo, nos priorizamos as ações de comunicação em relação
ao cliente, mostrando através dos principais eventos de moda, nossos principais
produtos de forma a consolidar nossa imagem como marca ditadora de tendências.
Nosso
parque fabril localiza-se próximo ao porto, facilitando o deslocamento e diminuindo os custos logísticos. Constante investimento na qualificação dos funcionários.
A
água de coco tem um foco muito claro na qualidade do produto e procura oferecer
mais para os seus clientes como a Liana Thomaz, diretora e estilista da Água de
Coco, declara "Nosso trabalho sempre foi pautado na satisfação de nosso
público-alvo: mulheres e homens exigentes que priorizam a qualidade e
conforto;”.
Dessa
forma eles oferecem mais por mais e de por uma visão mais genérica, a água de
coco acredita na liderança dos seus produtos, pois ninguém oferece um produto
melhor.
Kotler
fala sobre a importância de um slogan certo para fixar uma marca, do porta-voz
da marca, alguém famoso, ou mesmo ser reconhecida por um desenho animado ou um
objeto. A água de coco já traz no nome uma memoria rápida com a fruta que é
fortemente ligada à praia, tornando a associação da marca com o produto fácil.
Essa associação ajuda também a manter a vitalidade da marca.
Definição de objetivos e
metas
Objetivo
1. Ser
referencia mundial na moda praia.
2. Conseguir
destaque no Sao Paulo Fashion Week 2012
3. Ter
uma campanha de divulgação abrangente e eficaz pela WTF marketing.
METAS
1. Desenvolvimento
de novas pecas para a coleção 2012/2013
2. Encontrar
novos materiais para confecção de produtos.
3. Realizar
campanha para defesa do meio ambiente, baseada na sustentabilidade e
reutilização de materiais.
Definição das estratégias de
marketing
Os
consultores da Agua de Coco, já sabiam da existência de empresas especializadas
na moda praia. Para isso, a marca especializou-se em um produto de qualidade
superior e de caráter inovador.
A
marca se concentrou em ter ampla produção para atender o mercado interno e
externo, e focou também nas novas tendências do mercado da moda. Pessoas consideradas formadoras de opinião
foram contratadas para a divulgação da marca, e de seus produtos.
Mix
de marketing
·
Preço: O preco formado busca atrair as
classes alta e media alta, que tem maior propensão a investir nesse setor. Nosso produto e' reflexo de sua
qualidade, tecnologia e influencia da marca no mercado mundial.
·
Praça: Localizado em grandes cidades, praias
e pontos turísticos. Matriz localizada em Fortaleza e filiais nos mais diversos
lugares do mundo.
·
Promoção: Mala direta com as novidades sobre
os produtos Constante presença em
grandes desfiles de moda Total inserção nas mídias sociais. Contratação de
formadores de opinião apoiadores da marca. Divulgação em outdoors, jornais, rádios
e revistas relacionadas.
Pessoas treinamento e comunicação
A
Agua de Coco investe constantemente no aperfeiçoamento de seus funcionários.
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